Descobrir o seu Tipo de Pele


A genética tem um papel fundamental na aparência da pele, mas as alterações hormonais, o tipo de alimentação e o ambiente também influenciam o comportamento da sua pele. É por isso que a identificação do seu tipo de pele é o primeiro passo para saber como cuidar bem do rosto.

O segundo passo é saber como ajustar a sua rotina de cuidados do rosto de acordo com as alterações da condição da sua pele.


Pele Mista


Comportamento da Pele:
Pode ser difícil identificar a pele mista, pois é uma combinação de dois ou mais tipos de pele. Normalmente quem tem pele mista, tem uma zona T oleosa, mas o resto do rosto tem pele seca ou normal.

Como Tratar:
Use produtos diferentes para zonas diferentes do rosto. Os géis leves e produtos que absorvem a oleosidade controlam a zona T, enquanto os cremes nutritivos ajudam a tratar as zonas mais secas.

Pele Oleosa


Comportamento da Pele:
Pele com brilho que piora com as alterações hormonais do organismmo, ou com o excesso de tratamento com produtos com elevado teor de álcool. Pode ter pontos negros e borbulhas ou poros dilatados na zona T.

Como Tratar:
Não tente secar a pele lavando-a em excesso, pois isto irá apenas despoletar a produção de oleosidade. Ao invés, use uma limpeza suave, seguida de um sérum não comedogénico ou de uma loção em gel. Hidratar a pele oleosa poderá parecer contraintuitivo, mas é essencial para restaurar o equilíbrio. Os papéis matificantes ajudam a remover o excesso de oleosidade ao longo do dia e uma máscara semanal de argila ajuda a limpar os poros.

Pele Seca


Comportamento da Pele:
Ter a pele seca não tem a ver com falta de hidratação, mas sim com a incapacidade da camada exterior da pele em manter estáveis os níveis de hidratação. A pele seca caracteriza-se por poros muito fechados, textura áspera com linhas de expressão visíveis e vermelhidões.

Como Tratar:
Troque os ingredientes de limpeza mais agressivos que removem os lípidos da sua pele, com um leite de limpeza suave. Um hidratante com SPF elevado previne os danos provocados pelo sol que secam a pele, tal como os cremes de dia que contêm ureia e ácido lácteo. Em vez de esfoliar, massaje suavemente a pele com um pano de musselina para remover as impurezas. Os banhos quentes secam a pele, por isso baixe um pouco a temperatura.

Pele Sensível


Comportamento da Pele:
Facilmente irritável, a pele sensível pode apresentar uma textura irregular, com partes secas ou vermelhidões.

Como Tratar:
Evite produtos que contenham fragrâncias ou ingredientes agressivos que combatam o envelhecimento. Se os sintomas incluem comichão e altos vermelhos, tente introduzir lentamente os novos produtos de cuidados do rosto fazendo testes numa área reduzida da pele. Tente manter simples a rotina de cuidados do rosto para evitar reações.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários